[obm-l] "blow up" em EDOs

Oi, pessoal:

Estou tentando resolver o seguinte problema:
Prove que o problema de valor inicial:
dx/dt = t + x^2
x(0) = a > 0
tem uma solucao unica, a qual tende a +infinito em tempo finito.

Se a equacao fosse dx/dt = x^2, entao a solucao seria x(t) = 1/(1/a - t),
a qual -> +infinito quando t -> 1/a pela esquerda.

Como, para t > 0, t + x^2 > x^2, a solucao da equacao original (que existe e eh unica pois t+x^2 eh uma funcao infinitamente
diferenciavel de t e x, quaisquer que sejam t e x reais) deve tender a +infinito ainda mais rapidamente.
No entanto, estou com dificuldade pra provar esse fato que me parece intuitivamente obvio.

Em geral, se temos dois PVIs:
dx/dt = f(t,x); x(t_0) = a
dy/dt = g(t,x); y(t_0) = b
onde:
f, g: U -> R (U = aberto de R^2) sao suficientemente bem comportadas para que cada PVI tenha solucao unica,
a >= b, e
f(t,x) >= g(t,x) para todo (x,t) em U,
entao eh de se esperar que x(t) >= y(t) para cada t no qual x e y estejam ambas definidas.

Problema: prove isso (ou de um contra-exemplo)

[]s,
Claudio.