[obm-l] Re: [obm-l] Congruência

Olá,

vou apenas resolver o problema pq to com pressa..
se tiver duvidas, dps eu respondo com calma! ok?

pra descobrir o ultimo digito, temos que saber o resto da divisao de 777^777
por 10..
isto é: 777^777 mod 10

777 = 7 mod 10 (pois deixa resto 7 qdo dividido)

777 = 3*7*37

7^1 = 7 mod 10
7^2 = 49 = 9 mod 10
7^3 = 7^2*7 = 9*7 = 63 = 3 mod 10
7^4 = 7^3*7 = 3*7 = 21 = 1 mod 10
7^5 = 7^4*7 = 7 mod 10

opa.. temos uma periodicidade, pois:
7^6 = 7^5*7 = 7*7 = 9 mod 10

assim, temos que descobrir o resto de 777 quando divido por 4
vejamos: 3*7 = 21 = 1 mod 4
777 = 3*7*37 = 37*1 = 37 = 1 mod 4

assim, 777^777 tem resto 7 quando dividido por 10.. isto é, tem 7 como
ultimo digito.

abracos,
Salhab