Re: [obm-l] Corpo de caracteristica zero

 Olá Renan
 Imagino que o conceito de corpo você conheça. Certo? São conjuntos
munidos de duas operações (soma e multiplicação)  e cada uma delas
satisfazendo uma certa quantidade de propriedades sendo que a melhor
propriedade de um corpo  é que todos exceto o zero possuem inverso,
com a operação de multiplicação.  Exemplo de  corpos são o conjunto
dos reais, Complexos e racionais.

Agora pense A um domínio (conjunto também com duas operações, soma e
multiplicação, só que nem todos os elementos de possuam inverso com
respeito a multiplicação e a com a multiplicação ab=0 implica que ou
a=0 ou b=0. Obser. que as matrizes 2X2 não satisfazem esta
propriedade).

Voltemos ao nosso domínio A. Considere S = A-{0}, vamos construir o
conjunto que será chamado de corpo de  frações S^(-1)A = {(a,b): a
pertence a S e b pertence a A} , ou seja, definir a operação de soma e
de produto

(a,b) + (c,d) = (ad + bc, bd) (a soma)
(a,b)  (c,d) = (a c, b d) (a multiplicação)

Observe que  o produto e a soma usado a direita são a soma e produto
do domínio A.

Então o conjunto  S^(-1)A com estas duas operações vai ser um corpo.
Conhecido como o  corpo de frações de A.

Por exemplo: pense A = os inteiros e  S^(-1)A será o corpo dos números
racionais.

Bom basicamente é isto. Qualquer coisa me avise.
Jones