Re: [obm-l] Sequencias (era: Ajuda urgente)

On Fri, Feb 16, 2007 at 07:58:19AM -0300, Celso Souza wrote:
> Acho que eu não soube me expressar.
>
>   Vejamos:
>
>   1) Sim, uma sequencia é um conjunto de números. Ou seja, é uma reunião de
>   números, só que não é APENAS um conjunto. Este conjunto deve ter outras
>   propriedades, caso contrário não teria um nome diferente de conjunto.

Como já foi dito, não. Uma seqüência pode ser identificada com um conjunto
de pares ordenados mas não com um conjunto de números.

>   2) Este conjunto possui algumas propriedades. Um delas é a ORDEM. Isso
>   recai no que disse o Bruno em outro mail. Se existe ORDEM, eu consigo
>   montar uma BIJEÇAO entre esta sequencia e o conjunto dos naturais, por
>   exemplo. Assim, posso afirmar que a1 é o PRIMEIRO termo, a2 o SEGUNDO
>   termo, e assim por diante. Lembre-se que as funções são definidas de
>   CONJUNTO para CONJUNTO.

Isto não reflete corretamente o conceito de seqüência.
Uma seqüência pode ter elementos repetidos, como
(1,0,2,0,3,4,0,5,6,0,7,8,9,10,0,11,12,0,13,14,15,16,0,17,18,0,19,20,21,...)

A imagem da seqüência (ou seja, o conjunto dos valores que ela assume)
é {0,1,2,3,4,5,...} mas nenhuma ordem neste conjunto traduz o fato de
que 0 aparece nas posições acima.

[]s, N.