Re: [obm-l] Sequencias (era: Ajuda urgente)

A definicao de seqüência não é "um conjunto de números". A definição de seqüência em um cjto X é uma função f: N -> X, onde N é o conjunto dos números naturais. (cf http://planetmath.org/encyclopedia/Sequence.html)

Se agora  vc quiser entender uma função f: N -> X como sendo um subconjunto de N x X (N cartesiano X) (definido assim: a1 , a2 elemento N, b1, b2 elemento X; se a1 = a2 entao b1 = b2), aí beleza, a seqüência vc pode chamar de "conjunto", mas não um "conjunto de números", mas sim um subconjunto de N x X.

Falei bobagem?

Abraço!
Bruno

ps:

Procurando no google, vemos em diversas fontes (dentre elas o Mathworld do Wolfram), dizendo que o termo "conjunto ordenado" é um termo ambíguo querendo se referir ora a "conjunto totalmente ordenado" ora a "conjunto parcialmente ordenado", que não tem nada a ver com este tema.

Uma ordem parcial em um conjunto X é uma relação <= com as seguintes propriedades:
1) Reflexividade: a <= a, para todo a em X
2) Transitividade: a <= b, b <= c  implica  a <= c.
3) Anti-simetria: a <= b e b <= a  implica  a = b.

Um conjunto parcialmente ordenado é um par ordenado (X, <=).

Um conjunto é dito totalmente ordenado quando podemos comparar quaisquer seus 2 elementos, isto é: para todo x, y em X, temos que: x <= y ou y <= x.