[obm-l] RESPOSTAS DÚBIAS!

Ok! Nehab e demais colegas! Tem razão quanto a simplicidade do problema e a
tradicional pergunta em que nos apressamos em apontar que numa troca de óleo
puro por uma mistura deve deixar mais óleo no vidro de água. Caro Felipe, os
enunciados dos tais "probleminhas loucos" se encontram disponíveis na
lista...Foi bastante providencial a discussão do paradoxo da prova surpresa,
pois há anos vinha tentando encontrar o erro no raciocínio do
Benjamin...Outro que ainda está engasgado é "Se a possibilidade de acertar
três CD's nas suas respectivas caixas é equivalente a acertar todos, porque
a resposta não é 4/16=25% ao invés de 0%, se é que existe tal notação?

Para se ter certeza mesmo que dois alunos de uma classe façam anos no mesmo
dia, qual o número mínimo de alunos da classe? Há quem diga que a resposta
correta é 367 alunos, pois alguém pode ter nascido em 29/Fevereiro. Mas, há
quem conteste alegando existir uma diferença entre fazer aniversário no
mesmo dia e na mesma data.

Diáriamente e à mesma hora saem trens entre duas cidades que distam 6 dias
de viagem. Se vocês viajassem num desses trens, quantos encontrariam em
sentido oposto, não incluindo o que tivesse chegado quando eu partisse e o
que tivesse partido quando eu chegasse? As respostas giram em torno de 10,
11..., etc, pois há quem diga que o trem que chegou quando eu parti e o que
partiu quando eu cheguei é o mesmo trem...

Temos um mesmo dado em duas posições diferentes, cujas faces numeradas
visíveis são: frontais, 1 e 5; direitas, 5 e 4 e superiores, 3 e 2. Que
número está na face oposta à 1? A resposta dada pela comissão do vestibular
da FUVEST foi "2". Mas, há quem afirme que a resposta correta é "2" ou "4".

Em uma balança viciada, ao inverter as posições de uma mesma quantidade de
mercadoria para o segundo fregues eu terei lucro ou prejuízo? Há quem afirme
veemente que em qualquer situação o fregues sairá perdendo. Outros acham o
problema sem solução devido desconhecerem o motivo do vício da balança e uma
minoria aposta no prejuízo do comerciante.

Outra xaropada que divide opiniões é a seguinte: Luis tem 7 anos e suas
irmãs gêmeas têm 2 anos cada. Quantos anos tem entre os três? A maioria
afirma que não se define a diferença entre três números, mas uma minoria de
phd's defendem outra linha de raciocínio...

Abraços!

Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: combata já vírus e outras
ameaças! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm