Re: [obm-l] De arrancar os cabelos

Para esta questão 1 eu tenho uma solução mais geométrica proposta por
Jorge(aluno do ponto de ensino).

1] Prolongue BC até um ponto E de forma que BE=AB.
AEB=a EAB=a ABC=2a ACB=a. O triângulo ADC é isósceles, então AE=AC. Agora é
só tu ver que os triângulos AED e ABC são congruentes. (ED=BC, E=C, AE=AC).
Aí ADB=2a também, DAC=a, e como AD é bissetriz, BAD=a . Aí o triângulo ABC
tem 5a = 180°. a=36º.  A=72º ;)

abraço,

Alexandre Salim.