----- Mensagem original ----
De: Marcelo Salhab Brogliato <k4ss@uol.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Quarta-feira, 6 de Dezembro de 2006 18:49:57
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] TRANSAÇÕES FALACIOSAS!

Olá,

1) Inicialmente, o livreiro nao tem prejuizo, que é todo do jornaleiro..
pois ele esta com 20 reais verdadeiros.
Mas, o jornaleiro exige que ele devolva os 50 reais, logo, ele fica com o
prejuizo de 50 reais, 30 do dinheiro + 20 do livro.
Entao, apos a ultima compra, ele fica com um prejuizo de 100 reais, que sao
50 reais do dinheiro + 50 reais do livro.
nossa.. confusa! hehe Prejuizo = 100 reais!

2) vamos supor que ele tem X reais no comeco.. entao ele compra fica com
X-30, vende, fica com X-30+40 =X+10,
compra novamente e fica com X+10-50 = X-40
ai ele vende por 60, mas nao recebe o dinheiro, entao, ele fica com X-40,
logo, o prejuizo é de 40 reais!

3) na primeira compra, eu pagaria 70, mas como usei dinheiro falso, "ganhei"
60 reais, que é o preco de mercado do objeto..
entao, eu vendi por 80 reais, entao, eu ganharia no total: 240 reais.. logo,
deixei de ganhar 240 reais!

bom, aguardo a correcao!

abraços,
Salhab