Re: [obm-l] soma de números fatoriais (probl ema do mit)

Bem, ao que parece esta soma de fatoriais deve ter um formato interessante.

Bem, creio que seja um fato razoavelmente conhecido que

\sum_{0 \leq i \leq n} {i*i!} =(n+1)!-1
ou em modo texto puro,

Sera que nao haveria uma forma "facil" de escrever a soma de fatoriais do problema do MIT de uma maneira facil?
Alias, seria o problema mais facil ou mais dificil se perguntassem quantos zeros, ou quantos 2, ou quantos 3, tem este numerao?

Uma outra ideia seria verificar que o total de uns e afetado pelo "inicio" doi novo termo do somatorio, no seguinte sentido: 9999! tem muitos zeros no final dele (na verdade e razoavelmente facil calcular tal numero de zeros, e mesmo saber o ultimo digito nao-nulo). Ou seja, poderiamos pouco a pouco desprezar as casas finais do somatorio enquanto procuramos os tao sonhados unzes.

Bem, sao so ideias soltas.. estou tentando junta-las. Quam conseguir algum progresso, me avise!