Re: [obm-l] Não-Enumerável, Medida Nula, Denso e Magro

On Tue, Nov 07, 2006 at 06:15:19PM -0200, Manuel Garcia wrote:
> Boa tarde,
>
>  Apesar de não entender muito bem o que este assunto faz nesta lista, como
> parece que isto não incomoda muito, atrevo-me dar mais uma colherada no
> tema
> que talvez sirva de fonte para disperdício de tempo para os incautos
> simpatizantes...
>
> Dar um exemplo de subconjuntos de R, A e B tais que:
>
> - A e B são disjuntos (intersecção vazia).
>
> - A U B = R
>
> - A é MAGRO.
>
> - B tem medida de Lebesgue ZERO.

> [...]

Existe um exemplo tão importante que não pode ser chamado de "aberração".
Tome A' o conjunto dos irracionais diofantinos e B' o conjunto dos
irracionais de Liouville: jogando os racionais arbitrariamente em A' ou B'
obtemos o exemplo que você pede.

Definição:
Um irracional x é de Liouville se para todo natural n existirem
inteiros p e q tais que |x - p/q| < q^(-n). Caso contrário,
x é dito diofantino.

[]s, N.