Re: [obm-l] Re: [obm-l] Função Logarítmica?

Oi, Salhab,

Acho que você ainda não tinha lido as dicas do Nicolau ao  Renan
sobre o tema quando me respondeu...   De qualquer forma, apenas
arrumando um pouco a discussão e explicitando o que você já fez:

1) Provou que f(1) = 0 e que f(1/x) = -f(x), x real;
2) Provou que f(x^n) = n.f(x), n inteiro ;
3) Pede dica de como provar que f(x^r) = r.f(x), para x racional
         Aí vai:  se r = p/q,   faça z = [x^(p/q)]^q ; dai,
         (1) f(z) = q.f(x^(p/q))  q, inteiro
         (2) f(z) = f (x^p) = p.f(x);  p inteiro
         Logo, f(x^r) = p/q .f(x)

Agora transcrevo uma parte do email do Nicolau:
-------------------Nicolau
Seja f: (0,+infinito) -> R. Seja g: R -> R, g(x) = f(exp(x)).
Claramente as seguintes condições são equivalentes:

(a) f(xy) = f(x) + f(y) para quaisquer x, y positivos;
(b) g(x+y) = g(x) + g(y) para quaisquer reais x, y.

Note que (a) implica em f(1) = 0, f(1/x) = -f(x) assim como
(b) implica em g(0) = 0, g(-x) = -g(x). Também é verdade que
(a) implica f(x^r) = r f(x) e (b) implica g(rx) = r g(x)
para r racional.

As funções g(x) = cx obviamente satisfazem a condição (b).
Elas são as únicas funções contínuas ou até as únicas funções mensuráveis
que satisfazem a condição mas existem outras funções g que satisfazem (b)
e que são descontínuas em todo ponto. Inclusive funções g assim que são
bijetoras, existem outras que são injetoras mas não sobrejetoras
e ainda outras que são sobrejetoras mas não injetoras.
---------------------------Nicolau

4) Agora, sua pergunta sobre irracionais: ou seja, será que f(x^y) =
yf(x), caso y seja irracional?  Bem, se você admitir que f é
contínua, sim, pois basta escolher uma sequencia r_n de racionais que
converge para y e usar o fato de  f ser contínua e:  se f(x^r_n)
=  r_n.f(x), temos: lim f(x^r_n) = f(lim x^r_n) = f(lim x^r_n) =
f(x^y) e que  lim r_n.f(x) = yf(x).

5) Agora só faltaria provar a dica do Nicolau que as funções da
forma  g(x) = cx  são as únicas contínuas que satisfazem a g(x+y) =
g(x) + g(y) para todo x real.

Na verdade há vários resultados equivalentes para a função g (que
ficam apenas enunciados para sua eventual diversão - mas lembre-se,
não se esqueça do cinema...):

Se g é aditiva nos reais, as seguintes proposições são equivalentes:
a. g é contínua em algum ponto;
b. g é contínua em todo o real;
c. g é monótona em R;
d. g é da forma cx para algum c real.

Como conseqüência, se alguma função aditiva nos reais NÃO é da forma
g(x) = cx, ela necessariamente é descontínua em TODOS os pontos, ou
seja é uma das "aberrações" que o Nicolau mencionou...   Aliás
existem funções malucas interessantes.  Por exemplo, você já foi
apresentado a alguma funcão contínua nos reais mas não derivável em
nenhum ponto? Pois é, existem e são divertidas.  Têm "quinas" em
todos os pontos (ou seja, são "angulosas" em todos os pontos) e esta
informação já é uma dica de como poderíamos construí-las
...  "somando" quinas...

Concluo mencionando que se alguém deseja mostrar que uma determinada
funcão é a função logaritmo, precisa da definição da função
logaritmo, certo.  E qual a SUA definição de função logaritmica.  Não
ficou claro nas discussões.   Alguns livros de análise tem o péssimo
hábito de definir primeiro a função logaritmo (como integral de 1 a x
de f(t) = 1/t) e depois chegam na exponencial como inversa.   Pefiro
justamente o contrário, pois acho mais natural, definindo a
exponencial em primeiro lugar...

Ufa, acho que "falei" demais...

Abraços,
Nehab