[obm-l] Introdução a Álgebra Linear

Olá amigos da lista.

Tendo resolvido vários exercícios de matrizes e sistemas de equações de forma longa e torturante (rs) resolvi procurar soluções alternativas, mais elegantes e mais rápidas. Infelizmente, todas elas caiam em álgebra linear. Somando isso ao fato de que Álgebra Linear é uma das matérias do meu primeiro ano de faculdade, resolvi adiantar esse estudo. Bom, a dúvida é a seguinte, quais livros/sites são recomendados para se ter uma boa introdução a Álgebra Linear?

Tive algumas recomendaçoes:

Linear Algebra do Hoffman
Palestras do Gilbert Strang no site do MIT OpenCourseWare ( http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Mathematics/18-06Spring-2005/VideoLectures/index.htm )

Comecei a ler esse livro do Hoffman, mas realmente não é o que eu chamo de leitura fácil.

Alguém sugere alguma coisa?

Agradeço qualquer comentário / sugestão.

--
Jonas Renan