Re: [obm-l] Olimpiadas de Matematica

On Wed, Sep 20, 2006, Paulo Santa Rita <paulosantarita@hotmail.com> said:

> Tudo aquilo que nos orgulha e com o que somos tentados a dizer que somos
> superiores aos nossos antepassados,  tem uma mesma e unica origem : o
> pensamento ! Pensar parece ser a fonte básica de todas as grandes conquistas
> e superacoes humanas. Assim, o exercicio do pensamento deve ser, a priori, o
> nosso principal mister e aquilo no que devemos investir para que os nossos
> posteros facam cada vez melhor.

   O pensamento portanto, é de fato valorizado em
todo mundo. As pessoas que aprimoram o pensamento são bem vistas, são
respeitadas e admiradas pela grande maiorida das pessoas, pois muito
podem fazer por todos (e por elas mesmas).
    Note-se que isso não é só uma questão moral.  É também uma questão
financeira. Os trabalhos que mais pagam são aqueles  mais complexos,
 que exigem pensamento,  lógica formal, capacidade de análise e
interpretação, criatividade e  profundidade de pensamento.
       E como se aprimora o pensamento?  A rainha das ciências, que é a
matemática, é aquela que potencialmente mais pode nos afiar a mente
neste sentido.   Com um trabalho diário, dedicação, amor e sobretudo
paciência, pode-se impressionar.  É como um jardineiro que todo dia
cuida de seu jardim:  Se ele for bem cuidado atrairá para si a atenção sem

esforço algum.  O pensamento e sua aprimoração, por vias do aumento
da profundidade deste, é uma dádiva do ser humano que
não deve ser jamais desprezada.  E o que se ganha com isso? Se ganha
respeito,
 satisfação de espírito e imortalização dos "memes" (idéias) criados
que, da mesma forma que os "genes", são IMORTAIS.  As pessoas passam, mas
os genes e os "memes" ficam.
     Isso vale mais que dinheiro, pois o dinheiro não traz consigo
a imortalidade.
    Muitas pessoas dizem que é melhor ser respeitado simplesmente
"como pessoas",  por um pequeno, do que ter puramente seu nome escrito
na história.  Mas é sempre possível conseguir AS DUAS COISAS.  Beijamim
Frankilin além de grande cientista foi também um grande político.
      "Poincaré" por exemplo é apenas um sobrenome.
   Mas Poincaré, mesmo tendo vivido pouco, fez sua
vida valer a pena.  Muita gente não diz que ninguém se interessa por quem
foi Poincaré, os amigos que ele tinha ou como ele era e que além disso
muitas
pessoas o maldizem por ter criado a topologia.  Mas essas pessoas
estão sem a devida noção da importância que ele teve para matemática e
para
evolução da humanidade.  Não sabem bem o que
estão dizendo. ESSES ARGUMENTOS SÃO INÚTEIS: Se analisados a fundo
NÃO CONVENCEM NINGUÉM.
    Quem sabe da importância da matemática, além de
se interessar pelo  trabalho deste matemático (Poincaré), irá também em
parte se interessar por sua história,
simplesmente para  saber como ele conseguiu evoluir tanto. Que estratégias
ele usou e porque as utilizou.
   Não posso falar pelos outros, mas marticularmente, gostaria
de conhecer cada pessoa  que participa dessa lista pessoalmente
e saber um pouco de sua história.
      A história das pessoas É relevante.
      Esse talento impar de pensar e as estratégias que as pessoas usam
para aprimorá-lo não podem ser jamais desprezadas: desprezar essas coisas
 é desprezar a si mesmo como ser humano. É deixar dormente
o talento que pode ser despertado para se tornar melhor.  Será que vale
a pena aplicar a lei do menor esforço deixando esse talento dormir, sendo
que com o passar do tempo tudo converge para o caos? Definitivamente não!
   Precisamos EVITAR caos e para que isto aconteça é preciso gastar
energia
da forma mais produtiva que nos é permitida: O pesamento.
    É isso aí pessoal. Vamos nos empenhar e mostrar que somos capazes de
resolver os desafios propostos.  Vale a pena!

Grande abraço a todos!
Ronaldo