[obm-l] Geometria tetraédrica.

Olá,

Meu professor de química passou para a turma esse desafio, e, como estudante do 2º ano EM, não tenho a mínima noção de matemática de 3º grau para resolver esse impasse.

Ele pediu uma maneira de provar que o ângulo entre os átomos em uma ligação com geometria tetraédrica mede 109º 28'.

Já tentei de várias maneiras, pois não conheço fórmula nem sistema que sirva para achar isso. Tentei construir o tetraedro em volta das ligações e separei um dos tetraedros menores que se formaram. Estipulei que cada um dos lados do tetraedro maior (que são iguais) valem 1, mas não consegui uma maneir de calcular a medida dos menores, que acho que seriam úteis para fazer Pitágoras, talvez, e achar o angulo, mas me perdi nesse pedaço.

Se alguém puder me dar uma luz... Agradeço desde já.

Abraços,

       Lucas.