Re:[obm-l] Teorema de Ceva

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Wed, 06 Sep 2006 03:22:54 +0800
Assunto: [obm-l] Teorema de Ceva

> Estou tentando provar a recíproca do teorema de Ceva, alguém pode me ajudar?
>
> Grato desde já.
>
> --

Desenhe o triangulo ABC e as cevianas AK, BL e CM.
Suponhamos que AM*BK*CL = MB*KC*LA   (i)

Seja P o ponto de interseccao de BL e CM.
Suponha que AP intersecta o lado BC no ponto X.

Usando Ceva no triangulo ABC com as cevianas concorrentes AX, BL e CM, temos:
AM*BX*CL = MB*XC*LA  (ii)

(i) e (ii) ==> (AM*CL)/(MB*LA) = KC/BK = XC/BX.
Como X e K pertencem a BC, temos que X = K e, portanto, AK (=AX) passa por P.

[]s,
Claudio.