RES: [obm-l] Converge?

Acho que pela definicao usual de convergencia esta integral não existe. Eh
facil ver que a integral de -1 a 0 eh -oo e que a integral de 0 a 1 eh oo.
Asssim, não existe a integral. Quando se diz que uma integral impropria
diverge, então o que se significa eh que vai para -oo ou oo, que não é o
caso em [1, 1].

A integral de uma f num intervalo [a, b] que tenha por ponto interior um
elemento c no qual haja uma singularidade, eh definida por .que contenha uma
singularidade, como o zero no seu caso, eh definida por Int(a, c) f(x) dx -
Int(c, b) f(x) dx, que existe se e somente se ambas as integrais existirem.
Temos que Int(a, c) f(x) dx = lim (h ->0) Int (a, c-h) f(x) dx e Int(b, c)
f(x) dx = lim (h ->0) Int (c+h, b)) f(x) dx, se estes limites existirem.

Ao dizer que converge para zero em virtude da simetria da funcao, vc na
realidade estah se referindo ao chamado valor principal de Cauchy. Se f eh
definida em um intervalo [a, b] e c esta em (a, b), entao o  valor valor
principal de Cauchy eh defindo por VPC = lim (h -> 0) (Int(a, c-h) f(x) dx +
Int(c+h, b) f(x) dx), desde que este limite exista. Eh facil ver que se a
integral de f existe para todo h em [a, c-h] e em [c+h, b], entao o VPC
existe e indepente de qual ponto c se tenha tomado. No caso de funcoes
impares que satisfacam a esta condicao em intervalos do tipo [-a, a], temos,
como no seu caso, que VPC = 0.

Interessante que a existencia do VPC em [a, b] nao implica a que a integral
convirja ou sequer exista em [a, b]. Mas se a integral convergir, então o
VPC existe e igual-se ao da integral.

Espero ter ajudado e não complicado.

Artur