[obm-l] Re:[obm-l] Ações de grupo

Uma acao de um grupo G num conjunto A eh uma funcao *:G x A -> A, normalmente representadoa por:
*(g,a) = g*a tal que:
(i) 1*a = a
(ii) g*(h*a) = (gh)*a
onde g e h sao elementos de G e a eh um elemento de A.

Translacoes sao acoes mas nem toda acao eh uma translacao.
Por exemplo, se A = G, entao as acoes *:GxA -> A mais comuns sao:
1) g*a = ga (translacao do elemento a pelo elemento g)
2) g*a = gag^(-1) (conjugacao do elemento a pelo elemento g)

3) A = conjunto dos subgrupos de G
*GxA -> A dada por g*H = gHg^(-1) (conjugacao do subgrupo H pelo elemento G)
4) Se H eh um subgrupo de G e A = conjunto das classes laterais a esquerda de H em G
*:GxA -> A dada por g*xH = gxH (translacao da classe lateral xH por g)

Toda acao induz um homomorfismo de G no grupo de permutacoes dos elementos de A.

De uma olhada aqui:
http://sierra.nmsu.edu/morandi/notes/groupactions.pdf

[]s,
Claudio.