Re: [obm-l] Introdução a Algebra

Demonstrar o quê? Que o centralizador de x em G é um subgrupo de G? Se for isso, você tem que provar três coisas:

1°) que o elemento neutro de G pertence ao C_g(x);
2°) que para todo "a" e "b" do centralizador, "ab" também pertence ao centralizador e, por último,
3°) que para todo elemento "a" do centralizador, o seu inverso também está em C_g(x).

i) se "e" é o elemento neutro de G, então "e" pertence ao centralizador de x. Por quê? Porque e.x=x.e=x, para todo elemento de G, inclusive para x.

ii) Agora, sejam "a" e "b" elementos de C_g(x). Isto é, temos que a.x=x.a e b.x=x.b. Queremos provar que (ab)x=x(ab). Como
ax=xa --> (ax).b=(xa).b --> a(xb)=x(ab) --> a(bx)=x(ab) -->
--> (ab)x=x(ab)

iii) Por último, se "a" pertence ao centralizador de x, temos que
a.x=x.a --> a'(ax)=a'(xa) --> (a'a)x=(a'x)a --> ex=(a'x)a -->
--> xa'=a'x. Ou seja, o inverso de a (a' ) também está no centralizador de x

Por i, ii e iii, provamos que o centralizador de x em G é um subgrupo de G. Espero que tenha sido essa tua dúvida, e espero também não ter cometido nenhum deslize. :)! Existe uma forma equivalente de se provar a condição de ser subgrupo. Dá uma olhada no "Introdução à Álgebra" de Adilson Gonçalves.

P.S.: Caso alguém discorde do que eu falei, eu vou saber escutar( ou seria ler?)!

Abraços. Thiago.