[obm-l] Qual a melhor técnica de solução?

Olá pessoal

Como poderei resolver os problemas abaixo (para alunos de primeiro grau):

1)       Esse problema passa-se no ano de 1995. O meu vizinho tem 3 filhos menores. O produto de suas idades é igual ao ano em que meu vizinho nasceu, e a soma das idades é igual à idade da esposa que é técnica em informática e 7anos mais nova que o marido. Que idade tem os três filhos?

Resp: Meu vizinho nasceu em 1950 e tem 45 anos. A esposa tem 38 e os três filhos: 10,13 e 15 anos.

2)       Uma pessoa perguntou a seu pai quantos anos tinha. O pai em vez de responder diretamente, propôs ao filho um pequeno problema.

Escreveu dois números numa folha de papel e lhe disse:

- some estes dois números e depois tire a raiz quadrada da soma, pois, desse modo, ficará sabendo quantos anos eu tenho.

- o filho, embora fosse estudante aplicado, era muito distraído, pegou sua calculadora e escreveu os dois números, um a seguir do outro, sem usar a tecla somar. Depois cometeu o segundo erro: usou duas vezes seguidas a tecla raiz quadrada em vez de usar uma vez só.

- ficou contente quando encontrou um numero inteiro e foi mostrar ao pai.

- já sei quantos anos tem!

- acho que se enganou. Mas, olha, por coincidência, a idade que achou é precisamente a de sua mãe, que é mais velha do que eu.

Quantos anos tem o pai?

Resp: 56 anos.

Obrigado de antemão,

Sds marianas,

                                       Luciano

PS: peço que evitem a técnica de “chutar um número” para encadear a questão porque os alunos se desencantam com isso...