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Re: [obm-l] Outra de Triangulo



Oi, gente (e especialmente o Ponce),

Você vai gostar da solução que eu encontrei pois nem precisei dos números complexos, só da rotação e um "tiquinho" de geometria.  Mas você vai ter que completar os "blanks"... gostou?   Amanhã ou depois eu posto a solução completa à noite (viu só o que dá cutucar coroas com vara curta :-) ?). 

Ai vai (sugiro usar lápis de cor, com pelo menos três cores :-) - em homenagem ao ginásio).  

Considere o tal do triângulo ABC, o triângulo equilátero K, L e M e seu centro O (do equilátero).  Gire a figura no sentido trigonométrico, por exemplo, de 60 graus em torno de O e chamemos as imagens da rotação de A', B', C', K', L', e M', respectivamente.  Naturalmente que K' é L; L' é M e M' é K.  Note que AK = A'K'  (além disso as retas suporte destes segmentos naturalmente fazem 60 graus).  Então K'B = K'A'.   Logo, A'K'= BK'  (porque?).    Chega.  Não vou dar mais colher de chá "procê" não.    Você é muito esperto.

Agora uma digressão. 

Dois dos meus professores nas priscas eras do vestiba foi o Virgílio de Athaide Pinheiro e o Célio Pinto de Almeida, com quem aprendi  satsfatoriamente e decentemente (mas há 43 anos)  Geometria Plana, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva (alem de Perspectiva).  Sem nenhuma compulsão saudosista, lamento que a modernidade burra tenha literalmente eliminado estas disciplinas da grade escolar usual.  Isto talvez explique porque a maioria dos problemas com elegantes soluções geométricas sejam em geral abordados por Geometria Analítica, Trigonometria, etc, pela maioria de nós.    Não desenvolvemos mais a forma natural de pensar geométrica (e eu, caramba, já a tenho bem enferrujada).  Mas tenho saudades do tempo em que a gente matava problemas com homotetias, reflexões, rotações, simetrias, inversões, etc e quando as tais das linhas mágicas que adoramos não eram tão mágicas assim (antes que algum ofendido se manifeste, não estou falando de exceções).   Hoje, a garotada rala para encontar espaços onde possa desenvolver tais conceitos e habilidades.

Por isto eu tento despertar este "modo de pensar" em meus alunos, quando posso.   Finalizando: para a gente perceber que estas habilidades estão em outro registo do cérebro.    Dois de meus filhos fizeram engenharia (fora euzinho) e um, medicina.   Pois curiosamene, o médico possui mais visão espacial que nós três juntos.   Jamais conseguimos ganhá-lo num maldito joguinho do tipo Tetrix Tridimensional.    O miserável era (e é) imbatível.    Vivendo e aprendendo...

Abração e boa diversão
Nehab

At 17:38 31/8/2006, you wrote:
Oi Nehab,
muito bom que voce tenha sido "mordido" pelo problema...mas nao faco ideia de como resolve-lo usando complexos!
Em vez disso, minha solucao e' bem "mequetrefe", e so' usa material do 4o ginasial...:-)

(hummm, na verdade tem uma passagem um pouquinho mais avancada - coisa do 3o cientifico, talvez)

Grande abraco,
Rogerio Ponce


Carlos Eddy Esaguy Nehab <carlos@nehab.net> escreveu:
Oi, gente,

Não é por nada não mas este problema tem TODA pinta de morrer por rotação (complexos)...   mas cadê tempo agora?   Rede o triângulo de 60 graus e...

Oi. Ponce, se você tá com tempo, mostre que eu estou com a razão (mesmo sem estar com a solução) !!!  :-)

Abraços,
Nehab


At 14:58 31/8/2006, you wrote:
Oi, Ítalo,

E de onde você infere, tão singelamente, que ML // AB?

Abraços,
Nehab

At 09:12 31/8/2006, you wrote:
É que não tenho desenhar agora para ilustrar melhor, mas a resposta sai pelos ângulos internos e externos, o grande lance é que ML//AB necessariamente, logo o o ang interno q MK faz AK deve ser o mesmo que MK faz com KL (60°). Aplicando isso para os demais ângulos temos que os três angulos de ABC são 60° logo ABC é equilátero.
 
Até +,
Ítalo

fernandobarcel <fernandobarcel@bol.com.br> escreveu:
Oi,
ele parece muito simples, mas faz meses que estou tentando, e não consigo resolver esse problema. Será que mais alguém tentou/conseguiu? Como é que se resolve este pesadelo?
Num triângulo ABC marcam-se os pontos K,L e M sobre os lados AB, BC e CA, respectivamente, tal que AK, BL e CM tenham o mesmo comprimento.
Verifica-se que o triângulo KLM é equilátero.
Prove que o triângulo ABC é equilátero.
Obrigado!
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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