[obm-l] Geometria e aritmética super básicas

Olá gente,

Estou com duas dúvidas super básicas mesmo... Mas aí vão:

Primeiro:
   Como resolver formalmente:
Dois números inteiros positivos tem soma 96 e o máximo divisor comum igual  a 12. Dar o maior dos dois números sabendo que o produto deles deve ser o maior possível.
Eu cheguei a resposta (60 e 36) mas a forma como resolvi acho q não é a mais prática e nem a mais elegante, mesmo sendo melhor q por tentativas ; )

E a outra é de geometria plana (como é desaconselhável mandar anexos para a lista) está no link:
http://br.geocities.com/matematica.italo/duvida_cn.html

Ambas são do Colégio Naval.

Obrigado,
Ítalo