[obm-l] PROBLEMAS DE ESCALA!

Valeu Rogério e demais colegas! A sua projeção poliédrica foi a mais
didática e higiênica possível. Coincidências à parte, Rex é o nome do
cachorro da minha Tia e melhor amigo do homem, por não conhecer dinheiro...

Escolham entre duas propostas de "negócio" mutuamente excludentes.
Oportunidade número 1 - me dê $1 agora e lhe darei $1,50 no final da aula.
Oportunidade número 2 - me dê $10 agora e lhe darei $11 no final da aula. Só
uma das oportunidades pode ser escolhida. E não pode escolher qualquer uma
das oportunidades mais de uma vez. Qual delas escolheria?

Na escala aritmética a variável preço apresenta um significado maior quando
se eleva de $2 para $3 ou quando sobe de $1 para $2? Deveríamos investir
$100 para ganhar $20 ou investir $50 para ganhar $12 ? Afinal! que número é
menor que 60 na mesma razão em que é maior que 50?

O cadarço de um sapato tem uma ponta 10% maior que a outra, Qual o
percentual a ser puxado para igualar as pontas? Qual o mais rentável: pagar
4 peças do mesmo artigo pelo mesmo preço e levar 5 ou pagar 3 peças e levar
4?

Vocês sabiam...que a proposição "A é melhor que B e B melhor que C. Qual o
melhor?" interpretada em termos da escala "bom" é mais fácil que o oposto:
"A é pior que B e B pior que C. Qual é o pior?". Em termos de construção
visual fica ainda mais interessante se trocarmos os termos por "fundo" e
"raso". Experimentem!

Se A não é tão ruim quanto B e B não é tão bom quanto C. Qual o ruim entre
eles? Afinal! para investigar minuciosamente as regiões de um mapa, devo
aumentar ou diminuir a escala? Qual a medida de melhor qualidade: 99cm ou
999cm?

A propósito, algum colega já sabe porque 25% de obter $250 e 75% de perder
$750 é mais viável que 25% de obter $240 e 75% de perder $760?

Boa Diversão!

Chegou o Windows Live Spaces com rede social. Confira
http://spaces.live.com/