Re:[obm-l] Probabilidade - Rolagem de dados

Use funcoes geratrizes (ou será geradoras?).

Supondo as faces equiprováveis, teremos:

Número de Casos Favoráveis:
Coeficiente de t^z na expansão de (t+t^2+...+t^y)^x

Número de Casos Possíveis: y^x

Assim, por exemplo, com x = 2 dados normais (y = 6), a probabilidade de se ter soma z (2 <=z <=12) é:

(1/36) * Coeficiente de t^z em (t+t^2+t^3+t^4+t^5+t^6)^2 =
1/36 se z = 2 ou z = 12
1/18 se z = 3 ou z = 11
1/12 se z = 4 ou z = 10
1/9 se z = 5 ou z = 9