-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de claudio.buffara
Enviada em: segunda-feira, 10 de julho de 2006 12:50
Para: obm-l
Assunto: Re:RES: [obm-l] Pontos de acumulacao

Alguém conseguiu uma demonstração ou um contra-exemplo pra segunda proposição?

Aliás, isso me lembra um problema proposto há meses pelo Paulo Santa Rita.
Definimos duas funções de Partes(R) em Partes(R):
F(X) = Fecho de X
C(X) = R - X = Complementar de X.

Assim, F(Q) = R; F((0,1]) = [0,1]; C((0,1]) = (-inf,0] U (1,+inf); etc...

Em geral, temos que: F(F(X)) = F(X) e C(C(X)) = X.

Dado um subconjunto qualquer A_0 de R, calculamos, sucessivamente:
A_1 = g(A_0); A_2 = g(A_1); A_3 = g(A_2); etc.
onde g pode ser tanto F quanto C.

Problema:
1) Prove que, qualquer que seja A_0, existem naturais m, n tais que 0 <= m < n e A_m = A_n.
2) Qual o maior valor possível de n-m?
3) Exiba um A_0 e uma sequência de A_i's correspondentes ao valor achado em (2).

Por exemplo: A_0 = [0,1)
A_1 = C(A_0) = (-inf,0) U [1,+inf)
A_2 = F(A_1) = (-inf,0] U [1,+inf)
A_3 = C(A_2) = (0,1)
A_4 = F(A_3) = [0,1]
A_5 = C(A_4) = (-inf,0) U (1,+inf)
A_6 = F(A_5) = (-inf,0] U [1,+inf) = A_2 ==> n - m = 4

Se não me engano, este problema se deve a Kuratowski.

[]s,
Claudio.