RES: [obm-l] Cj. Cantor

Com relacao a este assunto, eu gostaria que alguem
esclarecesse algumas duvidas, fiquei um tanto confuso:

A dimensao de Hausdorff eh baseada na medida (ou
medida exterior, nao estou certo) de Hausdorff, OK? Se
A eh um conjunto de R^n  eh H_d(A)eh a sua medida
d-dimensional de Hausdorff, entao a dimensao de
Hausdorff D(A) eh definida por infimo{d >=0 | H_d(A)
>0}, certo? A medida de Hausdorff eh uma extensao da
medida de Lebesgue, soh que em vez da soma dos volumes
(volume, aqui, no sentido geral) dos conjuntos da
cobertura, tomam-se as potências d deste volumes,
limitando o diametro dos conjuntos da cobertura em r>0
e , depois , tomando-se o infimo em r>=0 desta somas
de potencias d dos volumes. Assim, para d=1 as medidas
de Hausdorff e de Lebesgue se confundem, certo?  Se
H_d(A) < oo, entao H_p(A) = 0 para p >d e H_p(A) = oo
para 0<= p <d. Eh isso mesmo?

O Gugu dise  que existe um conjunto de cantor K com
dimensao de Hausdorff nula e tal que K - K seja um
intervalo. Isto implica que, em R^n, eh possivel que
um conjunto A tenha medida de Lebesgue nula e que,
ainda assim,  A- A contenha uma bola, certo?

Tambem eh verdade em R^n que, se A tem medida positiva
(compacto ou nao), entao A - A contem uma bola
centrada na origem e A + A contem uma bola em algum
lugar, certo?

Existe o classico conjunto de Cantor, obtido
removendo-se sucessivamente tercos de intervalos de
[0, 1], o qual eh compacto e tem medida nula, logo
interior vazio. Mas falou-se em "conjuntos de Cantor",
logo existem outros que ateh podem conter intervalos.
Como sao construidas estas generalizacoes do conjunto
basico de Cantor?

Obrigado

Artur