[obm-l]

O que eu estou propondo aqui apareceu pra mim quando estava estudando
EDP's, mais especificamente estudando dominios de dependencia que
aparecem da formula de D'Alembert para a solucao da equacao da onda.
Enfim, nada disso importa, o problema é o seguinte:

Sejam x e y em R^{n} e suponha que | x - y | = a, a > 0 fixado. Para
quais valores de |x| temos que |y| > b (b >0 fixado)?. (Estou supondo
a norma euclidiana.)

Conjecturo que tais valores (de |x| ) nao devem depender da dimensao
n. A prova disso deve aparecer quando alguem achar uma expressao para
esses valores de |x|.

Um abraço a todos

Niski