Re: [obm-l] Probleminha legal

Construindo o desenho, temos:

1) Como o triangulo BDM é retangulo em D, os triangulos NBD e NDM sao
semelhantes.

2) De 1) temos que ND/NM = BD/MD, mas BD = DC e MD = AM, entao ND/NM =
DC/AM

3) Se ang(BDN) = x, entao ang(NMD) = x (pois DN é perpendicular a BM e
ang(BDM) é reto). Logo, ang(NDC) = ang(NMA) = 180-x.

4) De 2) e 3) concluimos que os triangulos NDC e NMA sao semelhantes.

5) De 4) temos que ang(DNC) = ang(ANM) e, como ang(MND) é reto, ang(ANC)
também é reto.

[]´s

Edson.