Re: [obm-l] Zeta Impar

Acho que vale lembrar que nem todas as séries
envolvendo inversos de cubos são não-expressáveis em
termos de constantes conhecidas. Por exemplo:
S1=1/1^3 -1/3^3 +1/5^3 -1/7^3 +1/9^3...=Pi^3/32

Em geral, se uma série de inversos de quadrados é
conhecida, sua série correspondente de inversos de
cubos(ou ^5, ^7...) não é. E vice-versa.

Por exemplo, zeta[2] é conhecida, zeta[3] não é. A
série alternada dos inversos dos quadrados dos ímpares
(correspondente de S1, em cubos==Pi^3/32 ) define a
constante de catalan, que é um número tão avesso
quando zeta[3]:
S2=1/1^2 -1/3^2 +1/5^2 -1/7^2 +1/9^2...=Catalan

Para finalizar, e para não ficar só na conversa, deixo
uma sugestão de problema para a lista:

Para onde converge a série abaixo?
S3=+1/1^3 +1/3^3 -1/5^3 -1/7^3 +1/9^3 +1/11^3 -1/13^3
-1/15^3...

Isto é, S3 é os inversos dos cubos dos ímpares tomados
com os sinais na forma: ++ -- ++ -- ++ --...

R: está é conhecida! Converge para Pi^3*sqrt(2)*3/128

[]´s Demétrio

--- Demetrio Freitas
<demetrio_freitas_2002_10@yahoo.com.br> escreveu:

> Como está este problema (zeta[ímpares])? Eu sei que
> um
> matemático na década de 70 conseguiu demonstrar que
> zeta[3] é irracional.
> http://mathworld.wolfram.com/AperysConstant.html
>
> Mas isso é muito pouco. Nem mesmo se sabe se zeta[3]
> um múltiplo racional ou algébrico de Pi^3.
>
> Alguém sabe se houve algum avanço recente? Parece
> claro que este é um problema de análise complexa. E
> fato de não sermos capazes de respondê-lo indica uma
> lacuna importante, como comentou o Paulo. Será que
> esta questão não merecia estar entre os problemas do
> [...]

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com