Re:[obm-l] Tres problemas olimpicos

Ola fernando e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Na questao do triangulo equilatero eu sugiro que voce se concentre num
conjunto inicial de 2 pontos. Aplique a regra a estes dois pontos e descubra
a lei matematica que rege a DISTANCIA MAXIMA. Depois, verifique que voce
pode aplicar esta lei aos lados do triangulo. A distancia maxima sera uma
diagonal do poligono.

No problema abaixo, considere os casos que voce usa S ( subida ) e D(
Direita), que trata-se de um caso simples estudado em analise combinatoria.
Para cada um destes casos particulares descubra qual a forma valida de
inserir par de letras I (desce ) e E ( Esquerda )

Exemplo :

de (0,0) a ((3,2)

O caminho SSDDD e um caminho valido classico. Verifique que SSDIDSD e uma
variacao de SSDDD apenas acrescentando I e S ( I e S se anulam ). Verifique
que para cada caminho classico ( usando S e D ) o numero de maneiras de
altera-lo incluindo I's e/0u E's e constante e so depende do caminho

Um Abraco
Paulo Santa Rita
6,1105,190506

>From: "fernandobarcel" <fernandobarcel@bol.com.br>
>To: "obm-l" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re:[obm-l] Tres problemas olimpicos
>Date: Fri, 19 May 2006 10:26:40 -0300
>
>Peco socorro ao Paulo Santa Rita (ou a qualquer colega da lista) para que
>envie a solucao do problema que ja ocupa metade das minhas horas de
>divagacao (a outra metade esta ocupada pelo problema do triangulo
>equilatero).
>
>MUITISSIMO OBRIGADO!
>
>PS: a mensagem sugere que o Paulo sabe a solucao, e ele apenas recomenda
>"criatividade"...
> [...]

Seja um dos primeiros a testar o novo Windows Live Mail Beta- grátis. Acesse
http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d