Data: Mon, 08 May 2006 02:17:30 +0000
Assunto: [obm-l] Tres problemas olimpicos

Os tres problemas seguintes cairam em Olimpiadas. Eles nao exigem profundo
conhecimento em area alguma. Exigem criatividade.
.
.
.
PROBLEMA 3 )
Num quadriculado escolhemos dois pontos A e B tais que A fique a esquerda e abaixo de B. De quantas maneiras distintas podemos avancar de A ate B atraves dos movimentos S ( subir verticalmete uma unidade), I ( descer verticalmente uma unidade ), D ( avancar horizontalmente uma unidade a direita ) e E ( retroceder horizontalmente uma unidade a esquerda ) ? Mas nao podemos sair do retangulo cujos vertices sao A e B e nao podemos passar por um mesmo ponto mais de uma vez.

SUGESTAO : suponha A na origem de um sistema cartesiano

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
1,2317,070506