Re: [obm-l] O MUNDO ALGÉBRICO!

Putz, sem fazer conta no papel fica complicado este problema dos peixes.
Mas no papel fica fácil:

Seja n o númeo de peixes,
1o freguês pega n/2+1/2 = (n+1)/2
2o freguês pega 1/3(n/2-1/2) +1/3 = (n+1)/6
3o freguês pega 1/4[2/3(n/2-1/2)-1/3]+1/4 = (n+1)/12
4o freguês pega 1/5{3/4[2/3(n/2-1/2)-1/3]-1/4}+1/5 = (n+1)/20
Sobram ainda 11 peixes, de modo que: (n+1)/2 + (n+1)/6 + (n+1)/12 +
(n+1)/20 + 11 = n.
Disso vem n=59.

Abraços,

Aldo