Re: [obm-l] Re: [obm-l] Mecânica do Contínuo

Olá Ronaldo!!!

Agradeço a resposta, mas acho que fiquei em dúvida sobre as
informações que você passou. Coloquei os comentários entre o texto que
você havia respondido.

On 5/8/06, Ronaldo Luiz Alonso <rlalonso@lsi.usp.br> wrote:
> [...]
>
> Vou apenas tentar ajudar.  Primeiro um tensor é
> como se fosse um produto de vetores (só que esses vetores
> pertencem a espaços diferentes) e por isso até hoje nunca vi algo que
> pudesse representar um tensor graficamente.
>    Imagine por exemplo o sistema de coordenadas no plano com os vetores
> e_1, e_2.  Um vetor teria a forma
>      u = a_1e_1 + a_2e_2
>
>      Imagine agora o sistema de coordenadas na esfera, com os vetores
> e^1, e^2.  Um vetor teria a forma
>    v = b_1 e^1 + b_2e^2
>
>  Vc poderia fazer o produto externo desses dois vetores e obter:

Não entendi como fazer o produto externo entre vetores de dimensão 2.
Geralmente o produto externo, ou vetorial, entre dois vetores de
dimensão 3 é feito calculando o seguinte determinante:

[  i     j     k ]
[ a1  a2   a3]
[ b1  b2   b3]

Fornecendo um outro vetor que é perpendicular aos vetores A(a1, a2,
a3) e B(b1, b2, b3).
Caso eu esteja errado me corrija.

> [...]
> componentes desse se transformam, quando mudamos a base de um tensor, as
> componentes
> desse tensor também sofrem transformação.
>
>      Uma coisa a notar é que somente usamos tensor, quando a relação entre
> dois vetores
> é anisotrópica, isto é,  suponha que o módulo da  aceleração (vetor) dependa
> da
> direção da força (ângulo phi) e que o módulo da foça por sua vez, dependa da
> direção da aceleração (ângulo psi).       A relação entre as duas
> componentes depende da direção e a representação

Já tinha acessado essa URL mas não consegui encontrar informações para
resolver as questões.

> Uma componente invariante é aquela que não muda quando mudamos o sistema de
> coordenadas.
> Um tensor de ordem 2 tem 4 componentes.

De acordo com a teoria de tensores, ordem 2 é o mesmo que rank 2. Um
tensor de rank 0 é um escalar, rank 1 um vetor, rank 2 uma matriz e
rank 3 um cubo. Assim, um tensor de ordem 2 tem nove componentes.
Se eu não estiver certo me corrija.

> Tem 3 pois é simétrico (os elementos da diagonal são iguais).

Não entendi. Poderia ser mais elucidativo.

> O que é um desviador?

Também gostaria de saber.

Novamente agradeço a atenção. Esta disciplina é muito complicada,
exigindo muitos conceitos para um bom entendimento. Irei continuar
estudando e ao surgirem mais dúvidas postarei aqui.

Obrigado!!!

Abraços!!!

--
Henrique
"Não há ninguém que seja tão grande que não possa aprender e nem tão