Re: [obm-l] Divisão de polinômios

OOOOps, desculpe. Depois de mandar a mensagem eu vi
que comi mosca. Mostrar que os 2 polinomios tem uma
raiz comum nao prova a divisibilidade de p por g.
Mas vejamos o seguinte. Pelas formulas de soma de PGs,
para x<>1 temos g(x) = (x^10 - 1)/(x-1). Tambem para
x<>1, temos p(x) = (x^1111)^10 - 1)/(x^1111 - 1). As
raizes de g sao, portanto, as raizes decimas de 1 com
excecao do proprio 1. As raizes de p sao as raizes
indice 1111 das raizes 10 de 1, excluindo-se a propria
uniddae.
Se um complexo z eh raiz da unidade, entao todas suas
potencias inteiras tanbem o sao, de modo que toda raiz
de g eh raiz de p. E com isto, agora sim, provamos que
g divide p.
Artur