[obm-l] RESOLUÇÕES ATÍPICAS!

Olá, Pessoal! Gostaria da ajuda dos colegas nesta sofisticada inclusão da
moeda. Enquanto o Ralph...,vejam algumas resoluções engenhosas e inéditas de
problemas bastante conhecidos.

Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens.
E quando tiveres a idade que eu tenho, a soma das nossas idades será 54
anos. Quais as idades?

Quando eu tinha a idade que você tem agora, a diferença, é óbvio, era duas
vezes maior, ou igual a "duas diferenças", em relação à idade que eu tenho
hoje. Se eu tenho hoje justamente o dobro da quantidade de anos que você
tinha naquela época, então podemos dizer que a minha idade vale "quatro
diferenças" e que a sua é igual a "três diferenças". Quando você tiver a
minha idade, eu terei "cinco diferenças", uma a mais do que hoje, enquanto
você terá "quatro diferenças". Como sabemos que a soma das nossas idades
nessa época será 54, basta dividir 54 por nove (cinco mais quatro) para
saber que uma diferença vale seis. Agora é só fazer as contas: você tem hoje
três diferenças, o que dá 18 anos, e eu tenho quatro diferenças, ou 24 anos.

Um menino tem coelhos e galinhas no quintal. Contando ele acha dezoito
cabeças e 56 patas. Quantos coelhos e quantas galinhas existem no quintal?

Vamos imaginar um tipo de animal com seis patas e duas cabeças. O
coelho-mais-galinha. Assim, existem no quintal: 56 patas / 6 patas de cada
um = 9 coelhos-mais-galinhas e quebrados que equivalem a 2. Como cada um tem
duas cabeças, são 9 * 2 = 18 cabeças. Sobram então: 18 - 8 = 0 cabeça no
quintal. Mas 9 * 6 = 54. O que quer dizer que os 9 coelho-mais-galinhas
juntos têm 54 patas. Sobram por isso: 56 - 54 = 2 patas no quintal, que são
os quebrados que sobraram da primeira divisão. Depois de achar isso, já se
pode esquecer os quebrados. Vamos agora imaginar um outro tipo de animal que
é o coelho de quem se retira uma galinha. O coelho-sem-galinha. Este animal
tem: 1 cabeça - 1 cabeça = 0 cabeça    4 patas - 2 patas = 2 patas. Então as
2 patas que sobraram no quintal são do coelho-sem-galinha. Existem no
quintal: 9 coelho-mais-galinhas + 1 coelho-sem-galinha. Aí, a gente tira os
coelhos das galinhas e as galinhas dos coelhos para conseguir 9 coelhos + 9
galinhas + 1 coelho - 1 galinha: 09 coelhos + 1 coelho = 10 coelhos.  9
galinhas - 1 galinha = 8 galinhas. Logo, existem 10 coelhos e 8 galinhas no
quintal.

Para recomprar um objeto vinte reais mais caro tive que tomar emprestado dez
reais do próprio vendedor. Por quanto terei que revender a ele para ficar
quite?

Abraços!

Seja um dos primeiros a testar o  Windows Live Messenger Beta a geração do
seu MSN Messenger.
http://imagine-msn.com/minisites/messenger/default.aspx?locale=pt-br