Re: [obm-l] Sobre problemas do tipo "Qual o proximo termo da sequencia"

> Digamos que você vá passar uma temporada entre os nativos da misteriosa
> ilha de Tumbolia. Os nativos falam uma língua sobre a qual você nada sabe,
> exceto que ela é muito diferente de qualquer lingua que você conheça.
> Durante um passeio com um nativo, vocês veem um coelho; o nativo aponta
> para o coelho e diz: "Gavagai!". O que você deduz?

Diz a lenda que os exploradores quando chegaram no Canada'
foram recebidos ao som de "Kanata" (ou algo parecido).
Os exploradores acharam que este era o nome do lugar
(se nao me engano, "Kanata" se referia `a cabana indigena)
e deram o nome ao pais.

> Voltando à matemática, imagine que num problema de olimpíada seja pedido
> para determinar quantas vomplas sesquisimétricas de ordem 2006 existem.

Vomplas sesquisimetricas realmente nao dah. Mas eu jah fiz uma prova
de Matematica em que uma questao comecava assim:
"Um arataca tem em seu carpuz n guaiamuns" Na epoca, eu nao sabia
o que era um arataca, um carpuz e muito menos um guaiamum.
Tive que deduzir primeira quantas patas tem um guaiamum
(tentei com 2, 4, 6, 8 e 10) para depois descobrir o valor de n.
O mais interessante foi descobrir, 15 anos depois,
que quem tinha feito a questao foi um atual amigo meu,
TenCel Apolinario, professor do IME.

Abracos,
sergio