-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de Bruno França dos Reis
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 23:48
Para: OBM
Assunto: [obm-l] Sobre problemas do tipo "Qual o proximo termo da sequencia"

Recentemente apareceu na lista o problema daquela sequenciazinha (2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ...), dos números naturais cujos nomes, em português, começam com a letra D.
Eu penso o seguinte:
Considere o problema: "Dada a seqüência (2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ...), determine seu 8o. termo".
Respondo: 1.
Demonstração: seja f: N -> N, definida por:
f(1) = 2
f(2) = 10
f(3) = 12
f(4) = 16
f(5) = 17
f(6) = 18
f(7) = 19
f(n) = 1, para todo n >= 8.

A seqüencia dada pode ser a seqüencia dos valores da assumidos pela função f: (f(1), f(2), ...), cujo n-ésimo termo é f(n).
Não é esta uma demonstração plausível?

Sendo assim, dado qualquer problema desse tipo de seqüencia, não posso escolher a resposta que eu quiser para o problema?

Já vi problemas também que dão k alternativas para o próximo termo da seqüencia. Mesmo assim, ainda poderia escolher a resposta, e poderia demonstrar que há uma lógica matemática na resposta.

Outro problema:
(1,2,3,4,?,...)
qual é o 5o. termo?
a) 5
b) 6
c) 7
d) (2^30402457 -1)
e) 3.14159265358979323846264338327950

Muitos responderiam de cara: "5, ora! a seqüencia é obviamente a sequencia dos numeros naturais!"
Então, em defesa a esse tipo de problema, poderiamos dizer que devemos assumir uma seqüencia com bastante lógica matemática ao dar a resposta, e, vendo o 1, 2, 3 e 4 nessa ordem, o mais lógico parece ser continuar com o 5.
Pois bem: tome a sequencia (1,2,3,4,6), ache o polinômio interpolador dessa seqüencia, p(x), e então você diz que a seqüencia é, logicamente, a imagem do polinômio interpolador da seqüenciazinha acima, e calcula p(5) e obtem o 5o. elemento: 6. Tem bastante lógica pensar assim, ora!

Eu, particularmente, acho meio sem sentido esses problemas de seqüencia do tipo "dada a seqüencia, determine o próximo termo".
Escrevo isso pois já vi  esse tipo de problema em provas do tipo "teste de inteligência" (embora nunca tenha feito). Acho meio sem sentido esse tipo de questão, que, ao meu ver, admite infinitas respostas (na verdade, todas as respostas).

O que vocês acham?

--
Bruno França dos Reis
email: bfreis - gmail.com