Re: [obm-l] P.A

Quoting "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>:

> pode
>
> Em outras palavras, o problema pergunta se existem inteiros positivos a e b
> tais que an+b seja primo para todo inteiro positivo n. A resposta é não:
> tome n = b; temos an+b = (a+1)*b.
>
> Dá para demonstrar de forma não muito diferente que qualquer polinômio de
> coeficientes inteiros P(n) assume valores compostos para infinitos valores
> de n.
>
> Outros problemas bem mais difíceis são:
>
> * existem progressões aritméticas arbitrariamente longas formadas por primos?

 Isso foi provado há uns 2 anos por Ben Green e Terence Tao, dois ex-olímpicos,
e de fato não é nada fácil.

> * existem infinitos primos da forma n^2 + 1?

  Já esse, que eu saiba, ainda está em aberto. Una interpretação que eu acho
simpática desse problema é se existem infinitos primos (ou irredutíveis, como
queiram) na "PA" de inteiros de Gauss n+i=i+n.1, onde n percorre os inteiros.
  Abraços,
            Gugu