[obm-l] Números Complexos

Olá pessoal da lista!!!

Estou repetindo uma mensagem que havia postado na semana passada, pois
não houve respostas:

Estou lendo um artigo em inglês sobre números complexos e gostaria de
saber como mostrar o seguinte (tentarei colocar traduzido):

O algoritmo de Euclides para números complexos é uma conseqüência do
algoritmo de Euclides para inteiros. Se alfa é um número complexo e se
beta é um número complexo não nulo, então existe um número complexo
gama tal que o número complexo

delta = alfa - beta * gama

satisfaz a inequação

delta' * delta < beta' * beta.

O número gama é escolhido de forma que o número complexo

beta' * alfa - beta' * beta * gama

é igual a

u + v * i

para inteiros u e v os quais satisfazem as inequações

-beta' * beta <= 2 * u <= beta' * beta

-beta' * beta <= 2 * v <= beta' * beta.

A inequação

4 * u^2 + 4 * v^2 <= 2 * (beta' * beta)^2

é então satisfeita.

Desde que

beta' * delta = u + v * i

a inequação

(beta' * beta) * (delta' * delta) <= u^2 + v^2

é satisfeita.

Desde que

beta' * beta

seja positivo, a inequação

2 * delta' * delta <= beta' * beta

é satisfeita.

O apóstrofo representa o conjugado e i representa a parte imaginária
do número complexo.

Qualquer problema com relação ao exposto, posso enviar o arquivo pdf
do artigo em anexo.

Este artigo pode ser achado em pdf:
http://www.math.purdue.edu/~branges/site/Papers

Acho que esta página foi colocada no ar após matemáticos da
Universidade de Purdue disserem ter provado a Hipótese de Riemann, mas
dias depois foi disponibilizado outro arquivo com uma desculpa porque
a prova estava errada.

O que escrevi acima para sanar minhas dúvidas está no arquivo "Complex
Analysis - Chapter 1".

Espero que alguém responda para tirar minha dúvida, pois sozinho estou
com muitas dificuldades em entender esta parte do artigo e não sei se
é fundamental para um bom entendimento dos artigos com as supostas
provas da Hipótese de Riemann.

Estou há um tempo estudando a Hipótese de Riemann desde que eu adquiri
o livro "Os Problemas do Milênio" do autor Keith Devlin. Após terminar
de ler o primeiro capítulo, que é sobre a hipótese, fui atrás de mais
literatura sobre o assunto e achei o livro "Prime Obsession" do autor
John Derbyshire. Acabando de ler este último fui atrás de outras
fontes e achei uma mensagem aqui na lista da OBM postado pelo
Demétrio.

Enfim, agradeço pela atenção ao ler minha mensagem. Fico no aguardo de
uma ajuda.

Abraços!!!

--
Henrique
"Não há ninguém que seja tão grande que não possa aprender e nem tão