Re: [obm-l] Esfera inscrita em tetraedo

Note: 4 pontos no espaço determinam uma esfera (um tetraedro tem 4 vértices)
Como eu sei a equação da esfera com 4 pontos ?
x_0,y_0,z_0
x_1,y_1,z_1
x_2,y_2,z_2
x_3,y_3,z_3 ?

Ora, basta lembrar a equação da esfera.
As incógnitas são x_c,y_c,z_c e r (raio da esfera).

A eq. geral da circunferência é:
(x-x_c )^2 + (y-y_c)^2 + (z-z_c)^2 = r^2.

Ficou mais fácil certo?  Errado.
Se vc não eliminar os termos cruzados acima o sistema fica de difícil solução.
Mas se vc conseguir colocar o tetraedro na origem do sistema cartesiano dá para tornar
o sistema linear (fazendo x^2 = p, por exemplo).
  O problema se reduz então a achar um ponto equidistante de 4 pontos dados no espaço.
reciprocamente: Achar um ponto equidistante de 3 pontos dados no plano.
Sugestão: Tente chegar a um sistema linear em duas dimensões e extenda os resulados para três...

Abraços.
Ronaldo Luiz Alonso