[obm-l] Re:[obm-l] (off topic) Preconceito à matemática

Ola Pessoal !

Em primeiro lugar, a imensa maioria das comodidades materiais atuais que
costuman ser tomadas como indicativos de riqueza e/ou bem-estar sao produtos
da tecnologia que dependem quase diretamente da Matematica ...

1) A vovó viveu muito bem porque, entre outros aspectos, podia se deslocar
rapidamente e com conforto de um lugar a outro, muito provavelmente num
veículo com rodas. As rodas foram produzidas usando o nosso conhecimento de
pi. Logo, a alegria e o bem-estar da vovó dependeu da Matemática.

2) Praticamente tudo na Engenharia depende diretamente da Matematica
(palavra de um Engenheiro de Sistemas !).  Assim, todo Engenheiro serio e
competente deve, ao menos, GOSTAR MUITO da Matemática, mesmo que ele nao
tenha capacidade de ser um Matematico ...

Os aspectos mais sutis, metafisicos, cuja percepcao interna justificam uma
carreira em Matematica Pura tem sem duvida um alto grau de subjetividade,
variando de pessoa para pessoa, mas nao sao elementso que estao ai, livres,
acessiveis a todos ... Aristoteles ja havia observado isso. Ele se
manifestava assim : "So aquelas pessoas dotadas de alma noetica sao capazes
de fazer ciencia teorica e filosofia". E Bergson, no seculo passado, falava
assim : "Todo  grande cientista teorico tem uma Metafisica implicita"

Aqui nesta nossa lista alguem ja colocou uma frase muito bonita, bastante
eloquente, algo proximo de "Os Matematicos nao sao feitos, eles surgem !"

Enfim, apesar de para nos, Matematicos Puros, a Beleza e o Encantamento
intrinsecos a esta Ciencia serem evidentes, mesmo algo experenciavel e, alem
disso,  podermos apresentar inumeros argumentos de cunho filosofico que
justificam a nossa escolha profissional, e certo que falta a imensa maioria
da populacao a sensibilidade a estas coisas : os povos, em geral, sao apenas
usuarios tardios de nossas descobertas e desenvolvimentos ...

Mas parece que nos Centros mais desenvolvidos alguns dirigentes comecam a
perceber o "sentido humano" do nosso trabalho ...

No Instituto  de Estudos Avancados da Universidade de Princeton nao recebe
acolhida qualquer trabalho cientifico de carater aplicado ... Isso Mesmo !
Faz parte dos Estatutos de Fundacao ( ou fazia, nao sei se foi alterado ). O
seu trabalho precisa ser puro, sem vinculacao alguma com aplicacoes praticas
para que seja acolhido e patrocinado.

Existiam pessoas inteligentes no planejamento daquele instituto ... Assim,
elas perceberam que as grandes conquistas e possibilidades contemporaneas da
tecnologia sao materializacoes de pesquisas puras feitas previamente :
Primeiro voce entende, isto e, faz Ciencia Pura; depois, voce aplica, vale
dizer, faz Tecnologia ! A tecnologia e a sedimentacao da Ciencia Pura.

Se a vida e algo alem do ato de satisfazer os apetites somaticos e o egoismo
sob todas as sua formas, toda a Ciencia Pura fica por ai justificada e,
portanto, em particular, a Matematica Pura. Para Leibniz, um cara bom,
formado em Direito e Estadista :

"A Matematica e a honra do Espirito Humano"

Um abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
6,1055,100306

Seja um dos primeiros a testar o novo Windows Live Mail Beta. Acesse
http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d