[obm-l] Re: [obm-l] (off topic) Preconceito à matemática

> O que vcs dizem qdo alguém diz que matemática não serve para nada
> Ou que "minha avó viveu muito bem sem saber o valor de pi"

  Sorte dela ;)  Eu não conseguiria viver bem sem saber isso.

> Ou quando algum engenheiro chega e fala: Matemático não sabe levantar
> prédio ou construir pontes, faz o que então?

     Um bom engenheiro não diria isso. (Resistência dos materiais é
matemática pura).

 > Eu acredito que as outras carreiras tais como engenharia, fisica,
> quimica, arquitetura etc. existem graças à expansão dos conhecimentos
> matemáticos e conseqüentemente da qualidade de vida...

        Medicamentos contra o câncer não existiriam se Fourier não tivesse
descoberto
a sua famosa série.  A  cristalografia (resolução de estruturas de proteínas
usando difração de raios-x) se baseia principalmente no fato de que a
transformada
de Fourier do padrão de difração é o mapa de densidade eletrônica da
molécula.

> Mas as vezes é difícil criar um bom argumento que convença a pessoa em
> questão a não prejulgar e criticar os matemáticos

   Toda tecnologia é inocente como uma criança, porém é fácil ser subversivo
e torná-la
um monstro.  Ex: A energia nuclear serve para explodir cidades, mas também
serve
para gerar energia.  Logo é igualmente fácil usar argumentos para tornar a
matemática (que
é inocente) um monstro ...    Será que Santos Dumont foi responsável pela
destruição de
Hiroshima?  Temos que ser objetivos ... não subjetivos.

[]s