Re: [obm-l] Uma Curva Interessante

Acho que o argumento do Wagner se aplica desde que L > distancia entre os dois pontos, pois o segmento quase horizontal pode ser arbitrariamente curto.

[]s,
Claudio.

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 7 Feb 2006 21:39:15 -0300
Assunto: Re: [obm-l] Uma Curva Interessante
Caro Wagner, ainda não tentei resolver o problema, mas tenho a impressão que ele pode estar "bem posto", sim, pois a curva deve ter comprimento fixo L. Parece-me que esse fato faz com que seu argumento não se aplique, não? Se eu estiver correto, parece interessante essa "braquistócrona inversa".

Leonardo Maia

> On 2/7/06, Eduardo Wagner <wagner@impa.br> wrote:
Oi Paulo:
Oi Pessoal:

Esta eh facil. Faça um primeiro trecho quase, mais
quase mesmo, horizontal e o restante do comprimento
caindo "abruptamente" até B. Como nesse primeiro trecho
a inclinação pode ser tão pequena quanto se queira,
o tempo que a bolinha demora para percorre-lo pode ser
arbitrariamente grande.
Logo, não existe a curva do tempo máximo.

Abraços,

Wagner.