Re: [obm-l] Uma Curva Interessante

Olá

Eu creio que não é possível que exista tal trajetória Eduardo, pois como
estamos lidando com o campo gravitacional terrestre (neste caso suposto
constante), deveríamos ter uma trajetória obedecendo à equação de uma
parábola, porém ao mesmo tempo ocorre o problema de que a direção do campo
gravitacional não foi especificada, de tal maneira que não sabemos como a
parábola estará inclinada no diagrama cartesiano especifado no problema.
Notemos então que podemos ter diversas parábolas de comprimento L, e que
passem pelos pontos A e B, dependendo da direção do campo gravitacional,
porém para uma única direção do campo gravitacional teremos duas parábolas
de comprimento L que passam por A e B. Para encontrar qual par de parábolas
precisamos dentre todas elas, precisamos especificar a direção do campo
gravitacional que torne o tempo máximo. Eu acredito que por aí deva sair a
resolução.
Eu notei isso quando tentei resolver as seguintes equações:
yA = axA^2 + bxA + c
yB = axB^2 + bxB + c
y = ax^2 + bx + c
e encontrei um valor absurdo para "a":
a = 0
daí eu imaginei, depois de algum tempo que o meu erro foi em ter considerado
que a parábola está na direção especificada por este diagrama cartesiano (e
minha hipótese no momento é de que não é).
Agora eu estou tentando descobrir a direção deste campo gravitacional. Se
alguém tiver uma idéia para ajudar por favor envie logo.

http://signup.alerts.msn.com/alerts/login.do?PINID=2430448&returnURL=http://copa.br.msn.com/