Re: [obm-l] ESTATÍSTICA À LUZ DO COTIDIANO!

Jorge Luís,

se 5% das pessoas sempre faltam ao embarque... então a companhia nunca terá problemas, porque 95% dos 70 assentos equivalem a 67 assentos (66,5 pra ser mais exato). Como o avião tem 68 lugares... Acho que para fazermos o problema que você queria, está faltando uma probabilidade da 69ª e da 70ª irem ao aeroporto...

Quanto à mega-sena, acho que já responderam a sua pergunta em outros emails. Só queria deixar comentado que o evento "sair 6 números seguidos" é realmente muito mais difícil de ocorrer que o evento "sair seis números espalhados", pois são apenas 55 possibilidades no universo inteiro de combinação de possibilidades da Mega-Sena (são 60 números mesmo? Faz tempo que eu não jogo...). Agora, se você fixar os jogos, aí terá a mesma probabilidade de ocorrência: 1/Comb(60,6), independente dos números escolhidos (se bem que, depois das denúncias de corrupção contra alguns jogos, a gente já não pode mais afirmar que é um jogo honesto.. rsrsrsrs).

E quanto ao trabalho dos soteropolitanos... ensaio do Olodum no Pelourinho conta como hora de trabalho? hehehehe brincadeira, adoro a Bahia!

Abraços,

Leonardo.