Re: RES: [obm-l] pg com geometria

Citando Artur Costa Steiner <artur.steiner@mme.gov.br>:

> No segundo problema, uma questao simples mas interessante. Qual eh o ponto
> comum a todos os triangulos?
> Artur

   Bem, eu acredito que seja o baricentro (conseqüentemente, o incentro, o
circuncentro e o ortocentro, por ser equilátero).
   Seja H a altura do primeiro triângulo. A altura do segundo então será H/2.
   O baricentro do primeiro está a uma altura H/3 de sua base. Fazendo H/2 - H/3
= H/6 = (1/3)*H/2! Por indução, deve-se chegar que todos os baricentros
encontram-se no mesmo ponto. Um fato interessante, eu diria...

[]'s
Felipe

Quer 50% de desconto nas ligações DDD à noite e nos finais de semana ??
Plano SIM 21 da Embratel. Inscreva-se grátis.