De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Rodrigo Augusto
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] obtenção de números irracionais

bom dia a todos,

eu gostaria de saber quais são as formas de se obter um número irracional.
eu sei que dado um número p, onde p é primo positivo, a raiz de p resulta em

um número irracional. além disso, me parece que qualquer operação que se
faça (adição, subtração, multiplicação e divisão) entre um racional e um
irracional resulta em um número irracional, certo?

a minha dúvida é quanto a operação entre dois racionais e entre dois
irracionais. pode uma operação entre dois racionais resultar um número
irracional? e pode uma operação entre dois irracionais resultar um número
racional?

obs: na verdade, esta última pergunta eu sei que a resposta é positiva.
pois, sei que:

sqrt(2)/sqrt(2) = 1 E Q

entretanto, o que eu gostaria de ver é uma demonstração de que a divisão, a
multiplicação, a adição ou a subtração entre dois números irracionais podem
resultar um racional.

grato, desde já

Rodrigo

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br