Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Estou meio enferujado pra estatistica mas vou
tentar...Se nao houver um pulo do gato ou algo que nao
me ocorreu, faria assim:

I-pergunte algo que é verdade a cada um cuja resposta
ou è SIM ou é NAO....
II- o que é honesto sempre vai dizer sim, os 4
desonestos vao variar aleatoriamente...
III- Vc saberá quem é desonesto pelas respostas NAO...

Qual o numero esperado de vezes tal que cada um dos
quatro desonestos terao dito pelo menos um NAO em suas
respostas???
Cada desonesto é uma distribuiçao geometrica de p =
1/2...
Se chamarmos de X, Y , Z ,W a variavel aleatoria de
cada desonesto no caso de se dizer o primeiro NAO
temos:
E(X) = E(Y)= E(Z)= E(W) = 1/(1/2) = 2
Assim o que queremos é E(X+Y+Z+W)= E(X)+E(Y)+E(Z)+E(W)
= 8
ou seja, devemos esperar que com 8 perguntas desse
tipo poderemos determinar quem seja o honesto..

Outra coisa que me ocorreu exatamente agora é
perguntar a cada um quem sao os desonestos da sala,
talvez diminua o numero de perguntas pois o honesto
nunca iria se referir a ele e suas respostas seriam
constantes enquanto a chance de variaçao das respostas
dos outros é bastante alta e incluria eles mesmos nas
respostas, talvez dessa forma duas perguntas e no
maximo 3 mate a charada....mas deixo essa pra vc
analizar Jorge....Valeu ;)

> Cinco pessoas estão em uma sala. Uma delas é um
> sujeito honesto, que sempre
> diz sempre a verdade. As outras quatro alternam uma
> mentira e uma verdade e
> podem começar por qualquer uma das duas. Todos sabem
> quem é o sujeito
> honesto, menos você. Qual é o número mínimo de
> perguntas necessário para
> descobrir o honesto?
>
> NOTA: Achei muito simpático o termo "nosso herói"
> ...  Abraços!

> MSN Messenger: converse online com seus amigos .
> http://messenger.msn.com.br

> [...]

"O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso... "
Fernando Pessoa - Poesias de Alvaro Campos

As informações existentes nessa mensagem e no(s) arquivo(s) anexado(s)
são
para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja
destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas.
Favor
apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será
tratado
conforme as normas da empresa e a legislação em vigor. Agradecemos sua
colaboração.

The information mentioned in this message and in the archives attached
are
of restricted use, and its privacy is protected by law. If you are not
the
addressee, be aware that reading, disclosure or copy are forbidden.
Please
delete this information and notify the sender. Inappropriate use will
be
tracted according to company's rules and valid laws. Thank you for your
cooperation.

Yahoo! Messenger com voz: PROMOÇÃO VOCÊ PODE LEVAR UMA VIAGEM NA CONVERSA. Participe! www.yahoo.com.br/messenger/promocao