Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

On Mon, Sep 12, 2005 at 12:39:54PM +0000, Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis wrote:
> Perdão! Nicolau e demais colegas pela suposta arrogância que não houve
> intenção de provocação. Quanto ao desenho anexo no enunciado do
> problema, constam 12 quadrados (quarteirões) com suas 4 ruas horizontais e
> 5 ruas verticais. E aí vem a inevitável pergunta: Se vocês fossem da
> comissão do vestibular da FGV-SP, que resposta considerariam como a
> correta: 10, 20, 35, ....?

Com este enunciado acompanhado de desenho fica claro para mim
que a resposta correta é binomial(9,4) = 35. Estou interpretando
que o desenho é assim, e que nosso herói deve ir de A até B.

A---c---d---e---f
|   |   |   |   |
|   |   |   |   |
g---h---i---j---k
|   |   |   |   |
|   |   |   |   |
l---m---n---o---p
|   |   |   |   |
|   |   |   |   |

Os caminhos são:

AcdefkpB, AcdejkpB, AcdejopB, AcdejotB, AcdijkpB,
AcdijopB, AcdijotB, AcdunopB, AcdinotB, AcdinstB,
AchijkpB, AchijopB, AchijotB, AchinopB, AchinotB,
AchinstB, AchmnopB, AchmnotB, AchmnstB, AchmrstB,
AghijkpB, AghijopB, AghijotB, AghinopB, AghinotB,
AghinstB, AghmnopB, AghmnotB, AghmnstB, AghmrstB,
AglmnopB, AglmnotB, AglmnstB, AglmrstB, AglqrstB.

[]s, N.