Re: [obm-l] valor medio para integrais

   Caro Eric,
   As condições 3 e 4 não parecem necessárias (pelo menos desde que a área de B
seja finita): Se area(B)=0 qualquer P serve. Se area(B)>0, seja
m=integral(f dxdy sobre B)/area(B). Temos integral((f-m)dxdy sobre B)=0, donde
existem Q e R em B tais que (f-m)(Q)=f(Q)-m<=0 e (f-m)(R)=f(R)-m>=0. Ligando P
a Q por uma curva contínua, e usando o teorema do valor intermediario em R para
a composta de f com essa curva, segue que existe algum ponto P na curva com
f(P)=0.
   A condição 6 serve para que a área de B (e a integral) estejam bem definidas,
se estivermos trabalhando com a integral de Riemann. Se estivermos trabalhando
com a integral de Lebesgue, que é mais geral, ela também não parece necessária,
e o argumento acima parece funcionar também.
   Abraços,
             Gugu