Re: [obm-l] dertivada como limite de uma seq. de funcoes continuas

Com risco de chegar dobrado, vou tentar mandar de novo (deu um erro
aqui, mas sei la)

Bom, vou tentar dar uma soluç~ao para este problema. Se você tem (a,
+oo) ou (-oo, a), está bom, certo? Agora, você quer algo que seja
suficiente em (a, b). Se você realmente se permite (a, b) aberto, com
a e b finitos, eu acho que você faz assim:

Estou supondo b-a > 2, mas tudo pode ser escalado suficientemente
(p.ex., começando mais longe no n)

Primeiro, pra cada n, "trunque" f nos pontos a+1/n e b-1/n, e
prolongue linearmente até a e b, seguindo a inclinaç~ao que você
quiser, gerando f_n.
Daí, defina g_n(x) = 3n( f_n(x+1/3n) - f(x) ) (o limite fundamental
com 1/3n). Repare que g_n( (a+1/3n)+ ) está definido, como limite de
constantes, assim como para g_n( (b-2/3n)- ). Finalmente, prolongue
constantemente a funç~ao no resto do intervalo (a, a+1/3n) e (b-2/3n,
b). Repare que g_n é contínua, e que, para todo x pertencente a (a, b)
temos que, em algum momento (= para n suficientemente grande), n~ao
teremos truncado em volta da bola de raio 1/3n em volta de x, o que
diz que, a partir daí, SE A DERIVADA EM x EXISTIR, g_n(x) -> f'(x).
(na verdade, basta lateral à direita, que é o que estamos calculando)

Acho que é isso.
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa